REGRAS GERAIS

1. Estas regras estão sujeitas a alteração em virtude de mudanças/actuaizações que sejam lançadas para o GT5, é nossa responsabilidade em actualizar e informar a Comunidade sobre as mesmas alterações.

2. Todos os pilotos devem conhecer as regras do GT Online Racing antes de entrarem em competição. No caso de te deparares com alguma regra que não entendas, pede ajuda á equipa do GT Online Racing antes de entrares em Competição.
Podes colocar a questão no tópico respectivo da Competição no nosso Forum.

3. Contamos que a tua prestação nos Eventos do GT Online Racing se enquadre nos padrões de respeito e competição quer do site, quer do GT5 e não pela interpretação individual de cada um.

4. Esperamos dos nossos membros da Comunidade uma condução cuidada, responsável e sem o intuito de provocar deliberadamente incidentes ou mau ambiente entre membros nas Competições do GT Online Racing.

5. Não iremos permitir maus comportamentos em qualquer que seja a circunstancia.

6. Não é permitida a utilização de linguagem que possa ser ofensiva para os restantes quer em conversação por Headset quer na janela de conversação Online do jogo.

7. Contamos com um comportamento amigável entre os membros em qualquer que seja a situação.

8. A posição dos pilotos deve sempre ser respeitada.

9. Condução agressiva é proibida.

10. Cortar chicanes ou cortar curvas em pista é proibido, incluindo áreas de asfalto para lá da linha limitadora de pista. Qualquer alteração, ou regras especificas para alguma pista, são clarificadas no tópico da respectiva Competição no nosso Forum antes de a prova se iniciar.

11. Se um piloto se quiser retirar de uma corrida, deve procurar um local na pista que não prejudique outros pilotos em pista, pode estacionar o carro em local seguro, carregar ” Start ” e espera pelo final da corrida.

12. O respeito pelos adversários é obrigatório, adopta uma condução cuidadosa e paciente. Conhece o limite do teu carro e teu, conduz dentro desse limite.
Conduzir Online num Simulador não é exactamente a mesma coisa que conduzir na Realidade em vários aspectos.

13. Se algum piloto infringir alguma destas regras, a organização encontra-se no direito de poder penalizar o piloto. Toma conhecimento do nosso Sistema de Penalizações.

14. Quando em corrida, ou na sala de Corridas do GT5, todos os pilotos devem cumprir o limite de Pontos Performance. Isto significa adaptar o carro para um máximo de Pontos Performance (a menos que não seja a indicação da organização do evento), ou adaptar o carro para um evento competitivo com Pontos Performance específicos 8 a menos que não seja a indicação da organização do evento).


Participação em Eventos

1. Se por algum motivo um piloto sabe antecipadamente que não irá poder marcar presença, deve informar a organização do Evento no tópico respectivo da Competição no nosso Forum. Se um piloto por diversas vezes não cumprir que esta regra, a organização encontra-se no direito de não validar a inscrição do piloto em questão num futuro Evento.

2. (?Como regra geral, quando não houver regra estabelecida para uma determinada situação aplicam-se as regras que o próprio GT5 aplicaria.?) As a general rule, if there isn’t a stated rule, then the rules as they are within a program will apply – both intentional and coincidental. I.e. the way a matter is handled by a racing program is the way that it will be interpreted by the Race Steward.

As Boxes

1. No momento de entrada na Boxes não é permitido cruzar a linha de acesso às mesmas, assim como, na reentrada em pista (PE-1b).

2. No momento de reentrada em pista, os carros que se encontram em pista têm prioridade. Assim, pedimos que tenham cuidado para não interferirem com os outros pilotos em pista. Bloquear os carros que se aproximam no âmbito de defender também não é permitido., desta forma, ao reentrar em pista é-se obrigado a manter em pista do lado da saída das boxes até à primeira curva.

3. É expressamente proibido ultrapassar na zona de acesso às boxes.

4. Faça-se perceber quando pretende efectuar uma paragem nas boxes, de modo a não interferir com os outros carros em pista.

5. Numa prova em que o circuito tem mais de 7km de distância, e o piloto se encontre com danos extremos junto às boxes, está autorizado em efectuar marcha-atrás até às mesmas cumprindo os seguintes procedimentos:

  • Parar o carro na relva ou numa “zona morta” da pista premir o botão “Start”, entrar no menu de jogo e escrever em MAIÚSCULAS no chat da sala “MARCHA-ATRAS PARA BOXES”.
  • Retroceder sempre em marcha-atrás, na velocidade máxima de 80km/h, pela relva ou por “zona morta” da pista.
  • Atenção à saída da relva e reentrada em pista pois os pneus estarão sujos e a probabilidade de fazer pião será maior.

6. Se o carro estiver extremamente danificado (opção Danos Graves ligada) e for impossivel ou extremamente difícil conduzir o carro em linha recta, pressione o botão “Start”, entre no menu de chat e escreva  “PILOTO AUTOMATICO”. Enquanto estiver em Piloto Automático tenha cuidado com os outros pilotos e se necessário pare o carro numa zona segura. Não é obrigatório circular em modo Piloto Automático, mas no caso de provocar um acidente será penalizado.

Regras Anti-contacto e Colisões

1. Todo o tipo de contacto e colisões terão de ser evitadas a todos os custos.

2. Empurrar outros pilotos para fora da pista é estritamente proibido.

3.  Apoiar sobre os outros pilotos é também proibido em qualquer tipo de situação.

Disputa de Posição

1. O piloto perseguidor terá que ter em consideração todos os cuidados necessários de modo a não embater com o piloto que segue à sua frente.

2. No caso de falhar uma travagem ou perda de controlo parcial do carro, mas consiga prevenir um acidente corrigindo a posição do carro para terra, relva ou muro, espera-se que assim o faça de modo a não estragar a corrida aos outros pilotos.

3. O Piloto que circula à frente não deverá de fazer qualquer tipo de  condução anti-desportiva. O Piloto que vai a frente não deve em momento algum simular pontos de travagem falsos, no entanto é livre de ser mais lento ou efectuar travagens mais lentas, bem como abordar as curvas mais cedo ou mais tardiamente. Caso em algum momento derrape, o piloto que circula à frente terá que ter o cuidado de não interferir com a trajectória dos pilotos seguintes e não deverá bloquear a linha de aceleração dos mesmos.

Prioridade em curva 

1. Na abordagem a uma curva/apex, o carro que ocupa a posição interior da curva tem prioridade perante o carro que está por fora.

2. Antes do ponto de viragem em qualquer curva e no caso de pilotos em disputa, o piloto que vai mais atrás deverá estar numa posição privilegiada para atacar o interior da curva e esperar que o outro piloto deixe espaço para o fazer. A frente do carro que ataca o interior deverá estar pelo menos paralela à porta do condutor do carro à frente. O piloto que vai mais à frente pode manter a sua linha e atacar o interior  se o outro piloto não estiver nessa posição privilegiada antes do ponto de viragem.

3. Em qualquer caso, ambos os pilotos deverão deixar espaço suficiente para o outro piloto, quer no interior quer no exterior da curva. Nenhum dos pilotos pode apertar o outro piloto na curva ou na saída da mesma.

4. Se o piloto que vai à frente cometer um erro, o piloto mais atrás pode tentar atacar o interior e a ultrapassagem, mas sempre evitando contacto. Nem sempre os pequenos erros de quem vai à frente justificam ou permitem uma ultrapassagem. A ultrapassagem apenas deve acontecer se o erro permitir que seja feita de forma segura.

Partidas

1. Quando se inicia uma corrida em formação de grelha é requerido aos pilotos cuidado e atenção redobradas. Todas as regras sobre contacto entre carros aplicam-se entre a partida e a primeira curva da corrida.

2. Aconselha-se paciência na partida e primeiras curvas. A corrida deve ser iniciada com um ritmo normal, que não faça embater nos carros imediatamente à frente. Não se deve fazer mudanças súbitas de posição numa tentativa de ultrapassar todo o pelotão, assim como não se deve começar num ritmo demasiadamente lento que se torne um obstáculo para os pilotos atrás.

3. O objectivo na curva 1 não será estar em 1º, mas converter a grelha de partida paralela numa única fila de pilotos. O piloto deverá ter em atenção, não apenas o piloto imediatamente à frente, mas também os seguintes. Devido à densidade do pelotão nas primeiras voltas, este andará mais lento do que numa situação com menos pilotos durante a corrida. Deve ser deixado espaço extra para o piloto à frente mas não demasiado, tendo sempre em atenção que o piloto atrás não estará a contar com travagens inesperadas.

4. Na aproximação à primeira curva, dever-se-à ter em atenção que por vezes é possível que determinado piloto seja atirado para fora da pista, especialmente quando estão em pista pilotos desconhecidos. Os pequenos toques são normais com o pelotão compacto. No caso de um piloto sofrer um toque de outro piloto não deve assumir à partida que o erro foi malicioso ou propositado, esse segundo piloto também poderá ter sofrido um toque de outrem.

5. O(s) piloto(s) que atirar outro piloto para fora da pista ou que cause um acidente deverá esperar que esses pilotos retomem a corrida. Caso um piloto se veja envolvido num acidente que não causou não é obrigado a esperar.

Condução Defensiva

1. O piloto que lidera ou que vai à frente numa disputa de posição tem o direito de escolher a linha de corrida que quiser durante uma recta, podendo mudar uma vez de linha (do interior para o exterior ou vice-versa). Aquando da aproximação à curva seguinte é permitido regressar à linha de corrida da sua escolha, todavia não é permitido mudar neste caso, quando o piloto imediatamente atrás  muda também a sua linha para tentar a ultrapassagem. Caso o faça e cause um acidente será responsável pelo mesmo.

2. O piloto que vai à frente tem o direito de escolher a sua linha de corrida durante uma curva. Por exemplo, é permitido a adopção de uma linha defensiva protegendo o interior da curva e obrigando o piloto atrás a atacar a curva por fora para tentar ultrapassar. Neste caso não há obstrução, trata-se de conduta normal de corrida.

3. Os pilotos que vão ser dobrados não devem interferir com os pilotos que os dobram. Basta desacelerar numa recta ou adoptar uma linha de corrida por fora durante uma curva. Se por acaso o piloto a ser dobrado estiver a curvar numa linha interior, deverá manter essa trajectória até que todos os pilotos mais rápidos o dobrem. Não é permitido bloquear deliberadamente o piloto que está a dobrar.

Disputa de Posição em Grupo

1. Aquando da aproximação a um grupo de pilotos em disputa de posição dever-se-à ter cuidado redobrado, uma vez que esses pilotos podem mudar de trajectória repentinamente na tentativa de defender ou atacar posições. Esses pilotos estarão a rodar muito próximos pelo que encontrar um bom ponto de ultrapassagem é mais difícil. As regras de ultrapassagem normais aplicam-se também nestes casos.

2. Quando um piloto em disputa de grupo cause um acidente, deve esperar que todos os pilotos afectados, que se encontravam à frente ou ao lado dele, retomem a corrida e deve deixá-los passar, excepto se esses pilotos rodavam atrás.

3. Na ocorrência de um acidente num grupo é essencial minimizar o risco de mais acidentes. Os pilotos que venham mais atrás devem desacelerar se necessário e tentar passar pelo lado limpo da pista. É possível ultrapassar mas apenas sob uma desta condições:

  • O risco de bater noutro piloto é mínimo;
  • A ultrapassagem seja feita para evitar bater no piloto à frente;
  • Se a desaceleração de um piloto se torne num obstáculo para um piloto que venha atrás.

4. No caso de um piloto ficar preso no grupo durante uma recta, não lhe é permitido bater noutro carro para obter espaço ou libertar-se. Deverá manter posição ou mover-se mal tenha espaço para o fazer.

Erros

1. Se um piloto cometer um erro, os outros pilotos podem tentar aproveitar-se do mesmo. Não é permitido ao piloto que errou bater ou obstruir os pilotos que se aproveitem legitimamente desse erro.

Por exemplo: Se um piloto derivado de um erro fizer uma trajectória larga numa curva, o piloto que venha atrás pode aproveitar-se disso adoptando a trajectória interior, ainda que antes da curva não estivesse em posição de tentar a ultrapassagem. Ambos os pilotos devem deixar espaço para o outro evitando o contacto. Esta regra não se aplica a pequenos erros que não afectem a velocidade, trajectória ou saída de curva.  São situações complicadas de analisar que exigem bom senso dos pilotos.

2. O piloto que se sentir prejudicado pode sempre comunicar a infração que acha que foi cometida à equipa GTOR para análise, via e-mail ou mensagem privada no fórum ou PSN, nunca na caixa de comentários do lobby da corrida. Não é You can always protest after the race if you think you’ve been wronged by notifying the Race Steward via Private Message on the PSN. (ver Queixas)

Carro “Fantasma”

1. Um carro fantasma é aquele que aparece transparente ou intermitentemente transparente.

2. Um piloto que tenha o carro transparente deve observar as obrigações dos tópicos seguintes, Recuperar de incidente e Regressar à pista após saída. Deve dar a trajectória habitual de corrida aos outros carros em estado normal e só deverá regressar à trajectória habitual de corrida quando o seu carro regressar ao estado normal.

3. Aquando da aproximação a carros fantasma deverá evitar-se o contacto com os mesmos pois poderão voltar ao estado normal a qualquer momento, sob o risco de se causar um acidente.

Recuperar de Incidente

1. É da responsabilidade do piloto a recuperar de um incidente ter todo o cuidado necessário para não interferir com os carros em pista não envolvidos no acidente.  Incidentes possíveis:

  • Perda de controlo (pião);
  • Virado ao contrário na pista;
  • Em posição perpendicular à pista;
  • Correr a uma velocidade anormalmente baixa para aquele sitio da pista;
  • Sofrer uma penalização do sistema de penalizações do GT5.

No caso de estar fora da pista aplicam-se as regras seguintes relativas a regressar à pista após saída.

Regressar à pista após Saída

1. É da responsabilidade do piloto que tenta regressar à pista assegurar-se que não causa colisões ou que não obriga outro piloto a mudar subitamente de trajectória ou a travar bruscamente. Havendo risco de colisão é obrigatório esperar. O piloto em pista terá sempre prioridade.

2. Saída de pista possíveis:

  • Bater ou ficar preso numa parede ou rail;
  • Mais de duas rodas fora de pista;
  • Situação de perda total de controlo do carro.

3. Nunca fazer marcha-atrás para regressar à pista excepto se estritamente necessário. Nesse caso deve o piloto certificar-se que não causará acidente com outro piloto, sob pena de ser considerado culpado do mesmo.

4. O regresso à pista deve ser feito paralelamente à mesma, lentamente e com o máximo cuidado. Desta forma permite ao piloto que regressa à pista aperceber-se melhor do que o que o rodeia e permite também aos outros pilotos preverem melhor o comportamento desse piloto.

Dobragens

Lêr este post:  http://gtonlineracing.wordpress.com/2012/05/09/lapping-drivers/

Queixas

Todas as queixas relativas a qualquer incidente durante a corrida devem obedecer a este procedimento:

  • Contactar o piloto em questão por mensagem privada, por exemplo na PSN ou no Fórum GTOR;
  • Discutir civilizadamente;
  • Colocar “Queixa” no assunto da mensagem privada;
  • Indicar o PSN ID dos pilotos envolvidos;
  • Indicar data e hora do acidente e o minuto ou volta da corrida;
  • Indicar o Evento e qual o carro conduzido;
  • Fornecer quaisquer outros elementos relevantes.

Não é permitido discutir estas situações na caixa de comentários da sala sob pena de infracção.

Caso se entenda, ou caso os pilotos em questão não cheguem a entendimento, a queixa pode ser enviada para o GTOR no sentido de  se apurar eventuais penalizações a pilotos infractores das regras de conduta, para o email gtonlineracing@gmail.com contendo a informação dos pontos 3 a 7 acima indicados. 

Questões Pessoais

GTOnline Racing  e qualquer um dos seus pilotos não podem ser responsabilizados nem têm de ter conhecimento de questões pessoais entre pilotos, nem têm de o saber através de qualquer meio de discussão pública no GTOR, seja na própria sala de corridas, caixa de comentários, chat ou fórum.

Podem resolver as questões por mensagem privada, tanto na PSN como no Fórum GTOR.
Qualquer piloto que infrinja estas Regras pode ser suspenso de participar nos eventos GTOR por um período até um ano.
GTOR CHAT