56 jogadores chegam a Abu Dhabi para o Race Camp Europeu da GT Academy NISMO PlayStation® 2015

O espantoso circuito de Yas Marina em Abu Dhabi é o cenário ideal para concretizar os sonhos dos pretendentes a pilotos
Adrian Newey OBE, o diretor técnico da Red Bull Racing, junta-se ao Race Camp como jurado principal

Lisboa, 5 de outubro de 2015 – O Race Camp europeu da GT Academy NISMO PlayStation® arranca hoje no circuito de Fórmula 1 de Yas Marina, em Abu Dhabi. Este campo de treino intensivo para pilotos de competição, com a duração de uma semana, junta 56 jogadores do Gran Turismo® de 11 países europeus na capital dos Emirados Árabes Unidos. Estes irão competir entre si pela oportunidade de participarem no abrangente Programa de Desenvolvimento de Pilotos da Nissan e pela hipótese de se tornarem pilotos de competição profissionais, com Adrian Newey OBE, um autêntico génio técnico da Fórmula 1, a servir de jurado principal.

O diretor técnico da Red Bull Racing é uma figura única na Fórmula 1, tendo criado designs que garantiram 10 títulos de construtores a três equipas diferentes. O técnico britânico já trabalhou com alguns dos maiores pilotos da F1, incluindo Nigel Mansell, Mika Häkkinen e Sebastian Vettel. Agora, terá como objetivo descobrir uma estrela ascendente do mundo dos videojogos.

“Já há algum tempo que estou associado ao Gran Turismo, visto que desenhei o protótipo Red Bull X2010 para o jogo, e também já trabalhamos com Jann Mardenborough na Red Bull,” explicou Newey. “Como todos sabem, os simuladores são cada vez mais importantes no mundo das corridas reais e não é surpreendente ver o Jann e outros vencedores da GT Academy a desfrutarem de carreiras de sucesso com a Nissan. Estou ansioso por colaborar na descoberta do próximo grande talento.”

Newey será apoiado de perto pelo experiente instrutor principal da GT Academy, o piloto de competição Rob Barff, com os novos pretendentes a pilotos a serem avaliados ao longo de diversos desafios dentro e fora da pista que irão testar as suas habilidades ao volante e ainda a aptidão física e mental. Rob Barff lidera a equipa de instrutores de topo da GT Academy e de mentores nacionais de elevado perfil, incluindo o ex-piloto de F1 Max Chilton (Reino Unido); Dani Clos (Península Ibérica); Olivier Pla (França); JP Kraemer (Alemanha); Tim Coronel (Benelux); Michela Cerutti (Itália) e Josef Král (Europa Central e de Leste).

A GT Academy está maior e melhor a cada ano que passa. Em 2015, 24 países espalhados pelo mundo participaram em três competições que passaram do mundo virtual para o mundo real. Os campeões da Ásia e de uma competição Internacional já foram coroados em Silverstone, o lar tradicional do Race Camp, mas a competição europeia traz consigo algumas novidades com a mudança para o clima mais quente de Abu Dhabi. O sol, o mar e a areia, assim como os impressionantes arranha-céus desta cidade, irão criar um cenário espetacular para a série de TV da GT Academy, que em 2014 alcançou 27 milhões de espetadores.

“Estamos muito entusiasmados com a nossa mudança para as fantásticas instalações de Abu Dhabi,” explica Olivier Pierini, o diretor de patrocínios e parcerias da Nissan Europe. “Como sempre, o Race Camp será um teste muito difícil que colocará à prova os talentos naturais e a determinação dos concorrentes. No final do processo, teremos um vencedor com a oportunidade de concretizar os seus sonhos e juntar-se às fileiras dos nossos atletas NISMO que competem em todo o mundo. Os nossos sucessos do passado, como o Lucas [Ordoñez], o Jann [Mardenborough] e o Wolfie [Wolfgang Reip], que acabou de vencer o Campeonato de Endurance Blancpain, demonstram o quanto está em jogo.”

O vencedor da GT Academy Europa irá participar no Programa de Desenvolvimento de Pilotos com o objetivo de progredir para uma carreira como piloto de competição. Os resultados do programa têm sido espetaculares: Lucas Ordoñez, um estudante espanhol de gestão que foi o primeiro vencedor do programa em 2008, é agora piloto da Nissan na classe Super GT500 no Japão e já subiu duas vezes ao pódio nas 24 Horas de Le Mans; Jann Mardenborough, o vencedor britânico de 2011, compete na série GP3, que “alimenta” a Fórmula 1; e em apenas três anos, o belga Wolfgang Reip passou de jogador a campeão da Blancpain Endurance Series ao volante de um Nissan GT-R NISMO GT3.

Os acontecimentos do Race Camp da GT Academy serão filmados e uma série de TV da GT Academy será transmitida na Europa no final de 2015 e início de 2016. É possível encontrar outros detalhes sobre a GT Academy 2015 em várias plataformas, incluindo: www.facebook.com/GTAcademy, www.gran-turismo.com and Twitter @GTAcademy. #RacingDriverWanted